Keeneland - Com recorde baixado em 5 segundos, American Pharoah consagra-se no Kentucky Internacional


Em exibição histórica, American Pharoah encerrou sua campanha com chave de ouro


O ciclo de um dos melhores corredores da história do turfe norte-americano completou-se. E foi com chave de ouro!

Retornando ao estado onde nascera - e também onde já havia brilhado por conta do Kentucky Derby (gr.I) - a grande estrela do turfe mundial, em 2015,American Pharoah, 3 anos, filho de Pioneerof The Nile e Littleprincessmamma (Yankee Gentleman), de criação e propriedade de Zayat Stables, encerrou sua campanha de modo glorioso ao vencer a Breeders’ Cup Classic (gr.I), em 2.000m na pista de areia, para produtos de 3 e mais anos, com US$ 5 milhões de bolsa, disputada nesse sábado (31), em Keeneland, nos Estados Unidos.

Apanhando uma ótima largada, American Pharoah mandou-se para a dianteira, e passou a ditar o ritmo da prova. Com Effinex (Mineshaft) cumprindo a escolta do grande favorito, este imprimia parciais de 23.99 e 47.50 na primeira colocação. Tonalist (Tapit) e Frosted (Tapit) disputavam o terceiro, algo distantes dos dois primeiros, enquanto que era de Keen Ice (Curlin) - o algoz de American Pharoah no Travers Stakes (gr.I) - a quinta posição.

Já ao final da reta oposta, Victor Espinoza "tratou dos papéis" no dorso de American Pharoah. Procurando por seu conduzido, Espinoza foi prontamente atendido pelo corredor, que aumentou, ainda mais, o seu ritmo. Passando absoluto pela curva, American Pharoah alcançou a reta final com o páreo já liquidado a seu favor. 

Para deleite dos milhares de aficionados que aglomeraram-se nas dependências de Keeneland para assistir ao adeus do campeão, American Pharoah decolou para o disco de chegada. Numa exibição de impressionante superioridade, American Pharoah cruzou o espelho 6 corpos e 1/2 à frente de Effinex, finalizando Honor Code (A. P. Indy) em terceiro. Ao registrar 2:00.07 para a distância, American Pharoah melhorou, em nada menos que 5 segundos, o recorde da pista, até então pertencente a Proud Maxx, na marca de 2:05.36. 

Agora bicampeão do páreo (em 2014 havia vencido com Bayern), Bob Baffert afirmou, emocionado, após a corrida, considerar American Pharoah como o melhor animal que já treinara. "Ele deu a todos o que todos queriam ver no dia de hoje. Eu nunca vi nada parecido, e eu nunca treinei nada parecido", declarou o experiente profissional.

Com a sua primeira temporada de monta negociada para o próximo semestre, na Ashford, no Kentucky, American Pharoah encerra sua campanha com 11 corridas e 9 primeiros lugares. Primeiro animal na história a conquista a Tríplice Coroa Norte-Americana e a Breeders’ Cup Classic, o corredor despede-se das pistas com 6 provas de graduação máxima no retrospecto, e mais de US$ 8,6 milhões em prêmios.

Transcrito da ABCPCC

Entre em contatoEstamos esperando sua mensagem!