Num duelo de gigantes, Arrogate desbanca California Chrome Internacional

Foto Luis Sinco/Los Angeles Times
Arrogate suplantou California Chrome em final de emoção na Breeders’ Cup Classic

No momento mais aguardado do fim de semana em Santa Anita Park, o tordilho Arrogate, 3 anos, filho de Unbridled’s Song e Bubbler (Distorted Humor), de criação da Clearsky Farms e propriedade da Juddmonte Farms, desbancou o favorito California Chrome na Breeders’ Cup Classic (gr.I), em 2.000m na areia, com US$ 6 milhões de dotação. O páreo foi disputado no sábado (5) em Santa Anita Park, na Califórnia.

Numa largada limpa, California Chrome assumiu a vanguarda no pulo de partida. Melatonin (Kodiak Kowboy) fazia as vezes de runner-up, em segundo, com o torfilho Frosted (Tapit) correndo emparelhado com Effinex (Mineshaft) na disputa do terceiro posto. Arrogate era o quinto.

Passando os primeiros 800 metros em 47.15, California Chrome seguia tendo Melatonin em sua pegada, na reta oposta. Na segunda metade da curva, porém, Arrogate (sempre com Mike Smith deixando seu conduzido correr à vontade), tomou o segundo posto de Melatonin, dando início ali a uma das mais eletrizantes "perseguições" dos últimos anos.

Na abordagem da reta final, Arrogate já estava apenas 1 corpo atrás de California Chrome. Insistindo por fora do favorito, Arrogate não conseguia, num primeiro momento, descontar a vantagem detida pelo alazão na ponta. Mas faltando 150 metros para o disco, Mike Smith trocou o chicote para a mão direita, e ali parece ter dado novo fôlego ao tordilho na caça a California Chrome.

Sob uma estocada irresistível, Arrogate ultrapassou California Chrome nos últimos lances do páreo, vencendo por 1/2 corpo. Keen Ice (Curlin) foi o terceiro, finalizando Hoppertunity (Any Given Saturday) e Melatonin no complemento do marcador.

Treinado pelo agora tetracampeão do páreo (e recordista de vitórias na "Classic") Bob Baffert, que venceu as últimas 3 edições da prova, Arrogate chega à marca de 5 vitórias em 6 corridas. No último mês de agosto - quando de sua última exibição, até ontem - Arrogate havia vencido o Travers Stakes (gr.I) por 13 corpos e 1/2, derrubando o recorde da distância dos 2.000 metros em Saratoga que perdurava há quase 40 anos. Tempo de 2:00.11.

Transcrito ABCPCC

Entre em contatoEstamos esperando sua mensagem!