Guaruman esbanja categoria na P.E. Heitor de Lima e Silva Gávea

Foto Sylvio Rondinelli

Numa aula de reaparecimento de seu treinador, Guaruman, o único G1 winner do campo, esbanjou categoria para levantar a Prova Especial Heitor de Lima e Silva. A carreira, atração maior da jornada desta segunda-feira, 20 de novembro, feriado da Consciência Negra, no Hipódromo da Gávea, foi disputada em 1.400 metros, pista de areia encharcada e homenageou um dos maiores jornalistas do turfe de todos os tempos.

Na partida, Silver Prize empinou e partiu com dois corpos de atraso. Voluntarioso, Carrocel Encantado assumiu a dianteira seguido por Magic Citizen, Hotel Dorchester, Bellagio, Guaruman e Silver Prize, este um pouco afastado. Sem alterações no panorama, Carrocel Encantado mostrava o caminho. Guaruman era o quarto e vinha fácil. Silver Prize na grande curva já corria mais próximo, sempre pela linha um.

Na hora da decisão, Carrocel Encantado ainda mantinha a primeira colocação, mas era nítido que não tinha forças para vir até o final. Num passe de mágica, Silver Prize, pela cerca interna, passou de sexto para segundo, de golpe. Muriel Silva Machado (que assim venceu as duas melhores carreiras da semana, ontem com Knowledge (Haras Nacional) na P.E. João Vieira) vendo que a encrenca estava ali, deixou seu Guaruman “andar”. Quando começou seu tropel, Guaruman cortou a frente de Silver Prize, com luz, e obrigou o jóquei do rival, que chegou a tropeçar, levantar e vir mais por fora. Guaruman embalou, abriu vantagem até o disco e conseguiu vitória de acordo com sua grande categoria. Silver Prize formou a dupla em ótima performance. Magic Citizen, Bellagio e Carrocel Encantado fecharam o placar remunerado. Hotel Dorchester finalizou na última posição, uma vez que For Finish e Kapoor não atuaram.

Trazido do CT Bella Vista em forma estupenda por Jaime Moniz Barreto de Aragão, Guaruman é um 4 anos, filho de Siphon e Ukelele, por Yagli, criado pelo Stud La Nave Va e de propriedade para o Haras Planície. Na sua quinta vitória, a principal no GP Estado do Rio de Janeiro (G1) – 1ª Etapa da Tríplice Coroa de Produtos, em dez apresentações, Guaruman parou os relógios em 1min25s39.

Transcrito JCB/Fernando Lopes

Entre em contatoEstamos esperando sua mensagem!